O contexto atual da competitividade industrial exige uma alta profissionalização de todas as fábricas, desde o uso de ferramentas para produção, até softwares de gestão.
Isso é necessário para aumentar a produtividade da indústria, que está em alta no Brasil e cresceu 5,4 entre 2017 e 2018, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
E muito da alta produção industrial nos últimos anos é devido ao uso de ferramentas e equipamentos indispensáveis para todos os setores, desde o alimentício até o metalúrgico.
Portanto, veja nesse texto os principais elementos que não podem faltar na sua indústria.
1 - Softwares de gestão industrial
O Brasil é o país da América Latina que mais utilizam softwares de gestão. De acordo com pesquisa da Rockcontent, 39% das indústrias usam programas para gestionar dados e informações. Esses programas de gestão servem para aumentar a produtividade industrial, pois eles controlam e padronizam a fabricação de produtos digitalmente, gerando melhores processos nas ordens de produção. Um dos softwares mais utilizados é o ERP, responsável por integrar todos as informações de gestão da empresa melhorando, a organização e captação de dados e documentos.
2 - Calibração
A calibração é um processo que testa o funcionamento e eficiência de instrumentos e equipamentos industriais, com o intuito de medir sua precisão no manuseio.
Em todas as fábricas uma linha de produção com ferramentas calibradas ajuda a otimizar todos os processos operacionais.
Por isso, existe a calibração de equipamentos que é capaz de prevenir erros de manuseio e segurança que, se não realizados, podem comprometer o bom uso da ferramenta na indústria.
3 - Reparos nos equipamentos
A manutenção é um serviço comumente usado para reparar peças e equipamentos que sofreram algum tipo de problema de funcionamento, com intuito de aumentar a sua vida útil. Na indústria esse serviço é indispensável, por ter impacto direto na disponibilidade de equipamentos na linha de produção, ajudando na produtividade e nos resultados da fábrica.
A manutenção industrial é dividida em várias tipos, porém os que mais se destacam são:
* Preventiva: que impede falhas de desempenho nas máquinas;
* Corretiva: que repara equipamentos com defeito de produção;
* Preditiva: responsável por mudar parâmetros de desempenho, que obedece a um sistema.
4 - Refrigeração industrial
Mais voltado a indústria alimentícia e farmacêutica as geladeiras industriais são fundamentais para venda e utilização de seus produtos com alta qualidade.
Isso porque esses refrigeradores são fundamentais para carnes, peixes, remédios e produtos que precisam de temperaturas baixas para se manterem conservados, devido ao Isolamento térmico em poliuretano injetado.
Dessa forma, a geladeira industrial que tenha três ou mais portas é fundamental, pois ela conserva o maior número de mercadorias possíveis.
Aumente a produtividade da sua indústria!
Para uma indústria ser mais produtiva são necessários elementos fundamentais para acelerar e maximizar os processos.
Toda busca pela eficiência industrial começa pela gestão, e a tecnologia pode ser uma grande aliada. Os softwares de gestão como o ERP ajudam na captação de dados e informações para prever falhas e erros na produção e consertar e alcançar excelência operacional.
Já para linha de produção, a calibração industrial é muito importante. Esse procedimento atesta a qualidade dos equipamentos industriais durante o uso e sua principal vantagem é prevenir erros e falhas nos equipamentos, com intuito de melhorar os processos produtivos.
Outro importante elemento é a manutenção. Com intuito de prever possíveis falhas, consertar equipamentos com defeito e trocar os parâmetros para melhor desempenho, os reparos são essenciais para o funcionamento da indústria.
Além disso, a refrigeração industrial é outro elemento importante nas fábricas, principalmente nos setores farmacêutico e alimentício. A razão é a capacidade das geladeiras industriais de conservar a integridade dos produtos, mantendo a qualidade e eficiência de alimentos, remédios e elementos químicos.
Com essas dicas, sua indústria terá os elementos necessários para aumentar a produtividade e a qualidade necessárias para melhorar seus resultados.