Seja em uma empresa pequena, média ou grande sempre haverá a necessidade de movimentar ou empilhar produtos nas áreas da logística. A tarefa braçal se torna difícil de ser realizada pelos operadores quando é preciso movimentar e organizar cargas pesadas. Mas para a movimentação dessas cargas há duas aliadas: A paleteira e a empilhadeira.
As duas praticamente são usadas para exercer as mesmas funções, carregando grandes cargas ou um grande número de caixas de uma só vez. Porém a empilhadeira tem o diferencial de erguer esses produtos, podendo empilhar caixas e pacotes. Como vocês já devem saber, são equipamentos essenciais para o funcionamento de uma empresa, que colabora tanto com os funcionários, que não precisarão carregar grandes pesos manualmente ao decorrer do dia (ajudando na ergonomia), tanto para a empresa que aumentará sua produtividade.
Existem vários tipos de empilhadeiras e paleteiras, mas agora em específico a paleteira manual tem uma vantagem, o preço é inferior a uma empilhadeira, não necessita de treinamento para ser manuseada e possui as mesmas funções. Porém a capacidade de carga é inferior a algumas empilhadeiras e carregam os produtos em nível de solo, não podendo empilhar e levantar cargas.
Já para mexer numa empilhadeira deve-se fazer um curso para poder manuseá-la, pois é um automóvel e requer experiência para tal processo. Com ela você pode organizar o seu estoque no sentido vertical sem grandes esforços. Suporta muito mais peso do que uma paleteira manual ( a mais comum), por exemplo, e é mais resistente por isso tem o preço elevado.
É ai que entra as funções que cada empresa exerce e suas necessidades diárias. Não é viável investir numa paleteira em um ambiente que necessita de uma empilhadeira, por exemplo.
Para obter uma dessas máquinas deve-se pesquisar qual é a mais adequada para a sua empresa e para o ambiente que irá trabalhar, entretanto os benefícios que ambas trazem são diversos. Por isso vamos mostrar cada modelo existente e seus diferenciais.
PALETEIRAS MANUAIS: Também são conhecidas como transpaletes, possuem os garfos com as medidas de 520 ou 680 mm, proporcionais aos pallets que serão usados ( PBR ou Europeu).
Pode elevar as cargas transportadas em até 20mm e para melhor locomoção das mesmas, possui duas opções de rodas em nylon, as simples e as de tandem. O grande diferencial da roda de tandem é que possui rodas duplas, assim proporcionando melhor acesso a paletes e trilhos, também é excelente para quem procura carregar mais peso do que o normal.
PALETEIRAS ELÉTRICAS: A largura dos garfos é igual às paleteiras manuais, podendo encaixar os paletes PBR ou Europeus (os que são considerados como padrão). Como o próprio nome diz, ela é elétrica, ou seja, não precisa de comandos manuais.
A paleteira elétrica permite que o operário possa dirigir essa máquina a bordo, seja em pé ou sentado, também tem a opção de manuseá-la apenas empurrando.
EMPILHADEIRAS MANUAIS: Essa empilhadeira tem várias opções de capacidade de carga, podendo variar conforme sua necessidade, temos disponíveis as de 500, 1.000, 1.500 kg, sua elevação pode ser de 1.000 a 1.600mm. A largura dos garfos também é padrão (520 ou 680 mm), como a maioria das paleteiras e empilhadeiras.
EMPILHADEIRAS SEMI-ELÉTRICAS: Contém as mesmas características da empilhadeira manual, porém não precisa de esforço algum para erguer os paletes, sendo assim uma forma mais prática e produtiva, tanto para a empresa e tanto para os operários que não precisarão fazer grandes esforços para manuseá-la.
EMPILHADEIRA ELÉTRICA TRACIONADA - PATOLADA: A capacidade de carga dessa máquina pode variar de 1.000 a 1.600 kg, pode também se elevar de 1.600 a 5.400 mm. Outra característica importante é que este modelo de empilhadeira, por ser elétrico garante que não ocorra poluição do ar e pouca poluição sonora, possibilitando assim um ambiente de trabalho mais limpo e agradável.
EMPILHADEIRA COMBUSTÍVEL- CONTRA BALANCEADA: Como o próprio nome já diz, ela é movida a combustível (diesel, gasolina, álcool ou GLP). Sua capacidade de carga também pode variar de 1.000 a 1.600 kg e sua elevação é de até 5.400mm. Seus comandos são a base de mini eletrônicos e por ser a diesel ela é mais potente/forte do que as outras.
Existem ainda para as empilhadeiras contrabalanceadas uma serie de sucessórios que podem ser acoplados a torre. Específicos para trabalhos diferenciados (Garras para papel – garra para eletro domésticos- deslocadores laterais – garras Giratórias – push pools – prolongadores de garfos etc...)